Desenvolvimento Físico
• Grande vigor e energia;
• É um pouco desajeitada a nível motor, o que se deve a uma coordenação ainda não completamente estabelecida;
• Poderá sofrer maiores problemas de saúde, como constipações, garganta inflamada, etc., devido à exposição a outras crianças na escola;
Desenvolvimento Intelectual
• Tem uma noção mais clara das diferenças de sexo, sendo curiosa a este nível: curiosidade pelo corpo do sexo oposto, brincar aos médicos, às casinhas, etc.
• Começa a ter memórias contínuas e mais organizadas;
• Desenvolvimento das capacidades de raciocínio;
• Passagem de uma aprendizagem através da observação e da experiência para uma aprendizagem através da linguagem e da lógica;
• A maioria das crianças aprende a ler e a escrever nesta idade;
Desenvolvimento Social
• Não gosta de ser beijada em público (principalmente os rapazes);
• Identifica-se com os adultos fora do seu meio familiar (por ex., o professor);
• As relações com os pares são instáveis; é por vezes agressiva com outras crianças;
• Quer sempre ganhar nas actividades em que participa, tentando modificar as regras para satisfazer as suas necessidades;
Desenvolvimento Emocional
• Forte identificação com a figura parental do mesmo sexo;
• O desenvolvimento de uma maior independência poderá por vezes acarretar sentimentos de insegurança (ambivalência autonomia - dependência);
• Tem dificuldade em aceitar críticas, culpa ou castigos;
• As alterações bruscas de humor poderão reaparecer, manifestando maior rigidez no seu comportamento e sendo muito exigente e opositora;
Desenvolvimento Moral
• Preocupa-se bastante com o seu próprio comportamento, especialmente quando este afecta a família e os amigos;
• Culpa os outros dos seus erros;
SINAIS DE ALERTA
• Medos excessivos;
• Ansiedade de separação extrema;
• Enurese nocturna;
• Timidez;
• Comportamentos de bullying relativamente aos pares;
• Inibição nas brincadeiras;
• Comportamentos ritualísticos, sobretudo à volta da comida;
• Problemas na fala persistentes;
• Problemas ao nível da sua higiene;
• Falta de interesse pelos outros;
• Dificuldades escolares: não aprende a ler nem a escrever.
• Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias.
4 comentários:
Muito bem Cláudia, está um trabalho excelente. Parabéns, assim com estas divisões torna-se mais fácil de procurar a faixa etária e o aspecto que queremos valorizar. Mais uma vez parabéns e bjos***
Parabéns pelo blog. Está muito interessante...já adicionei aos links do Jardim!Vou visitando para ver as novidades...bjs***
Parabens! Um charme seu blog, tanto a forma como o conteúdo.
Priscilla
Tenho um filho de 7 anos ele acorda varias vezes durante a noite e diz que está com medo de ficar no seu quarto, mesmo com abajur e luz da casa acessa.ele chora , o que eu faço nao aguento mas?
Postar um comentário