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sábado, 22 de março de 2008

Desenvolvimento da criança (de 6 a 7 anos)



Desenvolvimento Físico

• Grande vigor e energia;

• É um pouco desajeitada a nível motor, o que se deve a uma coordenação ainda não completamente estabelecida;

• Poderá sofrer maiores problemas de saúde, como constipações, garganta inflamada, etc., devido à exposição a outras crianças na escola;

Desenvolvimento Intelectual

• Tem uma noção mais clara das diferenças de sexo, sendo curiosa a este nível: curiosidade pelo corpo do sexo oposto, brincar aos médicos, às casinhas, etc.

• Começa a ter memórias contínuas e mais organizadas;

• Desenvolvimento das capacidades de raciocínio;

• Passagem de uma aprendizagem através da observação e da experiência para uma aprendizagem através da linguagem e da lógica;

• A maioria das crianças aprende a ler e a escrever nesta idade;

Desenvolvimento Social

• Não gosta de ser beijada em público (principalmente os rapazes);

• Identifica-se com os adultos fora do seu meio familiar (por ex., o professor);

• As relações com os pares são instáveis; é por vezes agressiva com outras crianças;

• Quer sempre ganhar nas actividades em que participa, tentando modificar as regras para satisfazer as suas necessidades;

Desenvolvimento Emocional

• Forte identificação com a figura parental do mesmo sexo;

• O desenvolvimento de uma maior independência poderá por vezes acarretar sentimentos de insegurança (ambivalência autonomia - dependência);

• Tem dificuldade em aceitar críticas, culpa ou castigos;

• As alterações bruscas de humor poderão reaparecer, manifestando maior rigidez no seu comportamento e sendo muito exigente e opositora;

Desenvolvimento Moral

• Preocupa-se bastante com o seu próprio comportamento, especialmente quando este afecta a família e os amigos;
• Culpa os outros dos seus erros;

SINAIS DE ALERTA

• Medos excessivos;
• Ansiedade de separação extrema;

• Enurese nocturna;

• Timidez;

• Comportamentos de bullying relativamente aos pares;

• Inibição nas brincadeiras;

• Comportamentos ritualísticos, sobretudo à volta da comida;

• Problemas na fala persistentes;

• Problemas ao nível da sua higiene;

• Falta de interesse pelos outros;

• Dificuldades escolares: não aprende a ler nem a escrever.

• Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias.

4 comentários:

Luminosa disse...

Muito bem Cláudia, está um trabalho excelente. Parabéns, assim com estas divisões torna-se mais fácil de procurar a faixa etária e o aspecto que queremos valorizar. Mais uma vez parabéns e bjos***

Dreamlu disse...

Parabéns pelo blog. Está muito interessante...já adicionei aos links do Jardim!Vou visitando para ver as novidades...bjs***

Regina disse...

Parabens! Um charme seu blog, tanto a forma como o conteúdo.

Anônimo disse...

Priscilla
Tenho um filho de 7 anos ele acorda varias vezes durante a noite e diz que está com medo de ficar no seu quarto, mesmo com abajur e luz da casa acessa.ele chora , o que eu faço nao aguento mas?