
Desenvolvimento Físico
 
•  A preferência manual está estabelecida; 
•  É capaz de se vestir e despir sozinha; 
•  É capaz de assegurar a sua higiene de forma independente; 
• Pode manifestar dores de estômago ou vómitos quando obrigada a comer comidas de que não gosta; tem preferência por comida pouco elaborada, embora aceite uma maior variedade de alimentos; 
Desenvolvimento Intelectual 
• Fala fluentemente, utilizando correctamente o plural, os pronomes e os tempos verbais; 
•  Grande interesse pelas palavras e a linguagem; 
•  Pode gaguejar se estiver muito cansada ou nervosa; 
•  Segue instruções e aceita supervisão; 
• Conhece as cores, os números, etc.; pode identificar e distinguir euros e cêntimos; 
•  Capacidade para memorizar histórias e repeti-las; 
•  É capaz de agrupar e ordenar objectos tendo em conta o tamanho (do mais pequeno ao maior); 
•  Começa a entender os conceitos de "antes" e "depois", "em cima" e "em baixo", etc., bem como conceitos de tempo: "ontem", "hoje", "amanhã"; 
  
Desenvolvimento Social 
•  A mãe é ainda o centro do mundo da criança, pelo que poderá recear não a voltar a ver após uma separação; 
•  Copia os adultos; 
•  Brinca com meninos e meninas; 
•  Está mais calma, não sendo tão exigente nas suas relações com os outros; é capaz de brincar apenas com outra criança ou com um grupo de crianças, manifestando preferência pelas crianças do mesmo sexo; 
•  Brinca de forma independente, sem necessitar de uma constante supervisão; 
•  Começa a ser capaz de esperar pela sua vez e de partilhar; 
•  Conhece as diferenças de sexo; 
•  Aprecia conversar durante as refeições; 
•  Começa a interessar-se por saber de onde vêm os bebés; 
•  Está numa fase de maior conformismo, sendo crítica relativamente àqueles que não apresentam o mesmo comportamento; 
  
Desenvolvimento Emocional 
•  Pode apresentar alguns medos: do escuro, de cair, de cães ou de dano corporal, embora esta não seja uma fase de grandes medos; 
•  Se estiver cansada, nervosa ou chateada, poderá apresentar alguns dos seguintes comportamentos: roer as unhas, piscar repetidamente os olhos, fungar, chuchar no dedo, etc.; 
•  Preocupa-se em agradar aos adultos; 
•  Maior sensibilidade relativamente às necessidades e sentimentos dos outros; 
•  Envergonha-se facilmente;
  
Desenvolvimento Moral 
•  Devido à sua grande preocupação em fazer as coisas bem e em agradar, poderá por vezes mentir ou culpar os outros de comportamentos reprováveis.
SINAIS DE ALERTA
·  Medos excessivos; 
·  Ansiedade de separação extrema; 
·  Enurese nocturna; 
·  Timidez; 
·  Comportamentos de bullying relativamente aos pares; 
·  Inibição manifesta nas brincadeiras; 
·  Comportamentos ritualísticos, sobretudo à volta da comida; 
·  Problemas na fala persistentes; 
·  Falta de interesse pelos outros; 
·  Ansiedade: tiques; onicofagia (roer as unhas); 
·  Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias. 
2 comentários:
gostei muito de consultar o teu blog. foi por causa de um trabalho que o descobri...tava a pesquisar e ajudou imenso nas materias que pretendia.
ja agora uma pergunta: ja leu este livro: "BeBe-Mae primeira relaçao humana" autor Daniel qualquer coisa num recordo agora oiu entao um outro autor Dr. Eduardo Sá com este livro tambem mas tambem um outro " varias maneiras de sermos bons pais"
Se possivel gostava de obtter resposta. Andreia
sitte
qual a fonte dessa pesquisa?
obrigada
Postar um comentário