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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Desenvolvimento da criança (de 3 a 4 anos)


Desenvolvimento Físico

• Grande actividade motora: corre, salta, começa a trepar escadas, pode começar a andar de triciclo; grande desejo de experimentar tudo;

• Embora ainda não seja capaz de apertar os atacadores, veste-se sozinha razoavelmente bem;

• É capaz de comer sozinha com uma colher ou um garfo;

• Faz puzzles simples;

• Copia figuras geométricas simples;

• É cada vez mais independente ao nível da sua higiene; é já capaz de controlar os esfíncteres (sobretudo durante o dia);


Desenvolvimento Intelectual


• Compreende a maior parte do que ouve e o seu discurso é compreensível para os adultos;

• Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis;

• Compreende o conceito de "dois";

• Sabe o nome, o sexo e a idade;

• Repete sequências de 3 algarismos;

• Começa a ter noção das relações de causa-efeito:

• É bastante curiosa e inquiridora;


Desenvolvimento Social


• É bastante sensível aos sentimentos dos que a rodeiam relativamente a si própria;

• Tem dificuldade em cooperar e partilhar;

• Preocupa-se em agradar os adultos que lhe são significativos, sendo dependente da sua aprovação e afecto;

• Começa a aperceber-se das diferenças no comportamento dos homens e das mulheres;

• Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em actividades de grupo com outras crianças;


Desenvolvimento Emocional


• É capaz de se separar da mãe durante curtos períodos de tempo;

• Começa a desenvolver alguma independência e auto-confiança;

• Pode manifestar medo de estranhos, de animais ou do escuro;

• Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda;

• Imita os adultos;


Desenvolvimento Moral


• Começa a distinguir o certo do errado;

• As opiniões dos outros acerca de si própria assumem grande importância para a criança;

• Consegue controlar-se de forma mais eficaz e é menos agressiva;

• Utiliza ameaças verbais extremas, como por exemplo "Eu mato-te!", sem ter noção das suas implicações;


SINAIS DE ALERTA

• Medos excessivos;

• Ansiedade de separação extrema (grande dificuldade em se separar da mãe);

• Enurese nocturna (faz xixi na cama sistematicamente);

• Timidez;

• Inibição nas actividades lúdicas, por exemplo: não joga ao faz-de-conta; não faz jogos de papéis; não se entretém a brincar sozinha;

• Comportamentos ritualísticos, sobretudo à volta da comida;

• Problemas de fala persistentes: discurso incompreensível;

• Excessivo medo de estranhos;

• Falta de interesse pelos outros: não brinca com outras crianças; não compreende as diferenças de comportamento entre homens e mulheres;

• Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias.

4 comentários:

Silvana disse...

ola Boa tarde meu nome é Silvana e eu tenho um filho de 3 anos" Yuri" ele é muto hiperativo e eu trabalho fora oque faz com que não tenhamos muito tempo juntos, acho que ele esta ficando um pouco agressivo talvez pela convivencia com muitos adultos, ele vai pra escolinha porem quando chega em casa demonstra um comportamento agressivo e eu ostari de coloca-lo em uma atividade, que pudessemos fazer juntos.
porem não sei oque? poderia me ajudar?

Obrigado!
Silvana
Email: silvana1.8@hotmail.com

Anônimo disse...

olá sou ....,tenho uma filha de 3 anos quase 4,etenho me estressado bastante pois ela já deixou as fraudas a um tempo tanto de dia qnt a noite;Agora voltou a fazer xixi na cama todas as noites e as vezs durante o dia tb.ahh tb está com a mania de ficar se esfregando(a parte íntima) as vezes no chão ou na cama,isso me preocupa e tambem tenho medo q a alguem veja e pense algo errado.oq fazer?

Unknown disse...

Tenho uma filha de 2 anos e 10 meses e ela começou a estudar em fevereiro, mas estou muito confusa quanto ao desenvolvimento da coordenação motora fina, ela não consegue fazer a letra "a" cursiva e nem o número 2 e 3. Isso é normal?
Será que a escola está se precipitando em não exercitar a coordenação motora antes??? Me ajudem!

Anônimo disse...

Olá Pollyanna, não se preocupe com o facto de a sua filha não escrever a letra A cursiva nem os números. Tudo virá a seu tempo. O principal é a criança brincar, brincar, brincar. A coordenação motora fina desenvolve-se através do manuseamento de plasticinas, enroscar e desenroscar tampas, empilhar, desempilhar, montar legos, etc. Uma criança de 2 anos/3 anos ainda não adquiriu maturação suficiente para tal, pelo que é cedo para preocupações desse género. Letra cursiva é aconselhável apenas quando a criança já consegue manobrar bem o pulso e normalmente isso acontece apenas aos 6 anos de idade. Antes disso, as letras são geralmente escritas pela criança em letra de imprensa e apenas quando a criança se sente preparada para tal. Dê tempo para a criança brincar. Isso é o mais importante. As letras virão depois.