Desenvolvimento Físico
• À medida que o seu equilíbrio e coordenação aumentam, a criança é capaz de saltar, andar ao pé-coxinho ou saltar de um pé para o outro quando está a correr ou a andar;
• É mais fácil manipular e utilizar objectos com as mãos, como um lápis de cor para desenhar ou uma colher para comer sozinha;
• Começa gradualmente a controlar os esfíncteres (primeiro os intestinos e depois a bexiga);
Desenvolvimento Intelectual
• Fase de grande curiosidade, sendo muito frequente a pergunta "Porquê?";
• À medida que se desenvolvem as suas competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física – trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (por ex., quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo;
• É capaz de produzir regularmente frases de 3 e 4 palavras. A partir dos 32 meses, é já capaz de conversar com um adulto usando frases curtas e de continuar a falar sobre um assunto por um breve período;
• Desenvolvimento da consciência de si: a criança pode referir-se a si própria como "eu" e pode conseguir descrever-se por frases simples, como "tenho fome";
• A memória e a capacidade de concentração aumentaram (a criança é capaz de voltar a uma actividade que tinha interrompido, mantendo-se concentrada nela por períodos de tempo mais longos);
• A criança está a começar a formar imagens mentais das coisas, o que a leva à compreensão dos conceitos – progressivamente, e com a ajuda dos pais, vai sendo capaz de compreender conceitos como dentro e fora, cima e baixo;
• Por volta dos 32 meses, começa a apreender o conceito de sequências numéricas simples e de diferentes categorias (por ex., é capaz de contar até 10 e de formar grupos de objectos - 10 animais de plástico podem ser 3 vacas, 5 porcos e 3 cavalos);
Desenvolvimento Social
• A mãe é ainda uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos. A partir dos 32 meses, a criança já deve reagir melhor quando é separada da mãe, para ficar à guarda de outra pessoa, embora algumas crianças consigam este progresso com menos ansiedade do que outras;
• Imita e tenta participar nos comportamentos dos adultos: por ex., lavar a loiça, maquilhar-se, etc.
• É capaz de participar em actividades com outras crianças, como por exemplo ouvir histórias;
Desenvolvimento Emocional
• Inicialmente o leque de emoções é vasto, desde o puro prazer até à raiva frustrada. Embora a capacidade de exprimir livremente as emoções seja considerada saudável, a criança necessitará de aprender a lidar com as suas emoções e de saber que sentimentos são adequados, o que requer prática e ajuda dos pais;
• Nesta fase, as birras são uma das formas mais comuns da criança chamar a atenção – podem dever-se a mudanças ou a acontecimentos, ou ainda a uma resposta aprendida (as birras costumam estar relacionadas com a frustração da criança e com a sua incapacidade de comunicar de forma eficaz);
SINAIS DE ALERTA
• Adaptabilidade excessiva: retirada, passividade;
• Medo excessivo;
• Falta de interesse pelos objectos, pelo meio ou pelo jogo;
• Alterações de humor excessivas, bater ou morder de forma incontrolável;
• Birras prolongadas, com muito pouca tolerância aos limites impostos pelas figuras cuidadoras;
• "Consciência de si" muito frágil, que se pode traduzir na: dificuldade de tomar decisões; aceitação passiva das imposições dos outros; incapacidade de se identificar como "eu";
• Atraso significativo ao nível da linguagem: por exemplo, não é capaz de produzir frases simples (3, 4 palavras);
• Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias.
10 comentários:
Muitos parabéns! O teu blog é muito interessante e util para quem trabalha na area...
Nossa que carinho este blog.Parabéns... As mamães além dos profissionais tbem agradecem!
Ariane
Amei, sou mãe de primeira viagem minha filha tem tres anos, e está apresentando um choro excessivo, qd ela nao consegue algo que deseja hum? misturado com agressividade. As vezes fico loucA!!! pq ela fica querendo quebrar tudo e agride ela mesma depois pede desculpas. Eu trabalho e hoje decidi pesquisar algo por que sinceramente ninguem aguenta mais.
sou estudante de fonoaudiologia
estava pesquisando sobre desenvolvimento intelectual e
linguistico,encontrei esse blog.
que mimo!muito interessante,
parabéns
Bom trabalho!! Um site muito interessante e muito útil para que os papás possam acompanhar da melhor maneira os seus rebentos.
Continuem neste sentido, a surpreender!!
Gostei muito do blog mas procuro respostas sobre o dormir. O meu filho tem 2 anos e 3 meses e desde os 2 anos que quer companhia para dormir. Antes deitava-o na cama dele, no quarto dele e vinha embora sem fazer absolutamente nada. Agora, se sente que esta sozinho sai do quarto dele e vem para a cama dos pais. Tento conforta-lo de todas as maneiras mas nada resulta. Ja nao sei o que fazer. Preciso urgentemente de respostas porque nao quero criar maus habitos.
Muito boa tarde adorei o seu bloggue, gostava que me ajudasse estou neste momento a estudar para educação básica e neste momento tenho de "arranjar" actividades para fazer com meninos de 2-3 anos que desenvolvam o deslocamento e equilibrio? Pode-me ajudar
Aguardo a sua resposta
Olá,
eu sou Andréa, mãe do Randal Luiz, e um dia ele me surpreendeu com uma frase com 12 palavras:"mamãe eu calcei a chinela pa vim toma baño com a señora."
ele tem 2 anos e 6 meses.
Tenho motivo p/ me surpreender????
Aguardo resposta!
Andréa
Querida se escreve louça e nao loiça.
Não sei se você notou, mas o texto tá em português de Portugal, lá é escrito "loiça", acho.
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