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domingo, 18 de maio de 2008

A higiene das mãos



É através do contacto que se transmitem, de forma mais comum, os micróbios através das mãos.
A sua grande maioria é inofensiva para o homem mas alguns deles podem provocar doenças, como por exemplo, constipações, gripes, diarreias. Lavar as mãos correctamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de ajudar a reduzir a transmissão da infecção e proteger-se a si e aos que o rodeiam. É de grande importância que as crianças saibam quais os benefícios e a importância da correcta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos na altura certa vai ajudar a garantir que esta prática se vai tornar um hábito ao longo da vida. Deixo um poema acerca da higiene das mãos que se pode utilizar como suporte de actividade.


MÃOZINHAS BEM LAVADAS

Antes de te sentares
na mesa onde vais comer
há por certo um cuidado
que não podes esquecer.

É um cuidado normal
de que te hás-de lembrar:
quem se senta para comer
primeiro as mãos deves lavar.

Assim evitas doenças
que te podem contagiar;
a água com o sabão
não se deixa enganar.

Seja qual for o micróbio
que te queira ameaçar,
se cuidares da higiene
bem o podes derrotar.

As mãozinhas bem lavadas
são um modo salutar
de pores a saúde à mesa
em que agora te vais sentar.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Desenvolvimento da criança (de 9 a 10 anos) - Final





Ao longo dos últimos meses tenho vindo a escrever acerca do Desenvolvimento da Criança em diversas fases da sua vida, posts que tiveram como base pesquisa de sites e alguma informação obtida ao longo do meu curso. Hoje termino este "capítulo", falando sobre o desenvolvimento da criança entre os 9 e os 10 anos, esperando ter sido útil para quem visita este blog.



Desenvolvimento Físico

• Possui já um bom controlo corporal; está interessada em desenvolver força, capacidades e rapidez;

• Desenha com grande detalhe;

• As raparigas começam a desenvolver-se mais rapidamente do que os rapazes;

Desenvolvimento Intelectual

• Manifesta preferência por trabalhos e tarefas mais complexas;

• Tem interesses definidos e uma grande curiosidade; procura e memoriza factos; emprega um raciocínio e pensamento abstractos;

• As diferenças individuais tornam-se mais marcadas;

• Gosta de ler, escrever e de utilizar livros e referências;

Desenvolvimento Social

• Rapazes e raparigas diferem em termos de personalidade, características e interesses;

• Grande orientação para o grupo, formado por elementos do mesmo sexo: preferência por actividades de jogo cooperativo e de equipa;

• Maior interesse nas relações afectivas e actividades sociais;

Desenvolvimento Emocional

• Pode exibir alguns problemas de comportamento, sobretudo quando não se sente aceite pelos outros;

• Está a tornar-se cada vez mais independente e "merecedora" de confiança;

Desenvolvimento Moral

• Tem consciência de justiça;

• É altamente competitiva;

• Tem ainda dificuldade em assumir os erros mas tem maior capacidade de aceitar as falhas e de se responsabilizar por elas;

• Grande percepção do certo e errado;

SINAIS DE ALERTA

• Preocupação excessiva com a competição e o seu desempenho, principalmente na escola;

• Comportamentos desafiantes extremos;

• Despreocupação constante com a conclusão de tarefas/trabalhos;

• Excessiva dependência das figuras cuidadoras em tarefas que são apropriadas à sua idade, como por exemplo: fazer pequenos recados; escolher a roupa que vai vestir no dia seguinte; fazer os trabalhos de casa; preparar a mochila para a escola;

• Isolamento social: poucos amigos e envolvimentos em actividades com outras crianças;

• Pequenos furtos;

• Grande necessidade de pregar mentiras;

• Enurese nocturna;

• Grande ansiedade;

• Medos excessivos;

• Muita insegurança;

• Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias.

Desenvolvimento da criança (de 8 a 9 anos)



Desenvolvimento Físico


· É muito activa e pode sofrer acidentes frequentes;


Desenvolvimento Intelectual


· O seu pensamento está mais organizado e lógico;

· Preocupa-se em perceber a razão das coisas que a rodeiam;

· Sobrestima frequentemente as suas capacidades, com consequente frustração em caso de insucesso;

· Procura mais informação acerca da gravidez e do nascimento; pode questionar o papel do pai;


Desenvolvimento Social


· Faz novos amigos com facilidade, preocupando-se em estabelecer relações recíprocas; pode desenvolver uma relação mais próxima com uma criança do mesmo sexo; considera o grupo de amigos importante;

· Gosta da escola;

· Não se envolve tanto em conversas com a família durante a refeição, prefere comer depressa para iniciar outra actividade;


Desenvolvimento Emocional


· Exige mais amor e compreensão da figura materna;

· Tem mais segredos;

· Pode ser excessivamente auto-crítica, com tendência para dramatizar as situações em que antecipa dificuldades;

· Exibe menos medos e mais razoáveis;

· Pode resistir e argumentar contra instruções e pedidos feitos pelos adultos;

· Aprecia recompensas imediatas pelo seu comportamento;


Desenvolvimento Moral


· Pode vivenciar sentimentos de culpa e vergonha;


SINAIS DE ALERTA


· Preocupação excessiva com a competição e o seu desempenho, principalmente na escola;

· Comportamentos desafiantes extremos;

· Despreocupação constante com a conclusão de tarefas/trabalhos;

· Excessiva dependência das figuras cuidadoras em tarefas que são apropriadas à sua idade, como por exemplo: pentear-se; ir à loja; apertar os sapatos; encontrar a casa de banho num restaurante;

· Isolamento social: poucos amigos e envolvimentos em actividades com outras crianças;

· Pequenos furtos;

· Grande necessidade de pregar mentiras;

· Enurese nocturna;

· Medos excessivos;

· Grande ansiedade;

· Sono: dificuldade em adormecer sozinho; insónias.