A todos aqueles que me pedem informações através dos comentários, peço por favor que deixem o contacto de email para que possa responder às dúvidas colocadas ou enviem um email para


milkaleite@hotmail.com




Obrigada e voltem sempre! :)


Encontre o que precisa neste blog

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Instrumentos de trabalho: Observação e análise do contexto

Para além da observação do meio envolvente, do Jardim de Infância em geral e da sala, é importante colocarmos as crianças no centro de toda a nossa actividade, para que a nossa prática seja bem sucedida.
Os próximos posts vão ser dedicados a instrumentos de trabalho que podem ser utilizados nos diversos contextos: grelhas de observação e registo, grelhas de planificação, grelhas de avaliação de competências, avaliações feitas pelas próprias crianças, etc.
Hoje apresento alguns instrumentos de observação que foram adaptados por mim de outros instrumentos e que utilizei ao longo do meu estágio curricular.

O primeiro instrumento é uma grelha de observação e registo das crianças, que servirá para apurar os interesses de cada criança, averiguar problemas, verificar o nível de bem-estar e implicação das crianças nas diversas actividades... É uma grelha que servirá de apoio para a nossa prática, uma vez que é importante observarmos as crianças para podermos direccionar a nossa prática no caminho certo.
Para avaliarmos os níveis de implicação e bem-estar temos também as seguintes grelhas:
Para apurarmos os interesses das crianças (ou outros assuntos) poderemos fazer-lhes uma entrevista e registá-la da seguinte forma:
Depois de fazermos a observação das crianças, é importante fazermos a análise daquilo que observámos. Para analisarmos os interesses de cada criança, mostro um exemplo de como poderemos fazer o registo:


3 comentários:

Susana disse...

Como conheço tão bem esses instrumentos de trabalho! ;) Foram meus companheiros de trabalho durante muitas horas no último ano lectivo. O S.A.C. deu muito trabalho, mas ver o resultado final foi muito interessante. Certamente irá sofrer alterações ao longo deste ano lectivo também...

Mas muito bem lembrado, sim! ;)

urgentesercrianca disse...

Olá boa tarde!

Achei muito interessantes estas formas de registo, planificação e avaliação com a participação das crianças.Parabéns!

Também sou Educadora de Infância e convido-a a visitar o meu blog em http://urgentesercrianca.blogspot.com

obrigada e até breve!

Sara disse...

Deve estar sempre atenta às nossas crianças, especialmente em idade escolar onde eles precisam todo o nosso amor e carinho, espero que em algum momento têm a oportunidade de fazê-lo e, em seguida, eu gostaria de levá-los para comer em kosushi