A todos aqueles que me pedem informações através dos comentários, peço por favor que deixem o contacto de email para que possa responder às dúvidas colocadas ou enviem um email para


milkaleite@hotmail.com




Obrigada e voltem sempre! :)


Encontre o que precisa neste blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Dinâmicas de grupo

Jogo "O João Bobo"

Este jogo propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os participantes têm um no outro.

Formam-se pequenos grupos de 8-10 crianças. Todas devem estar bem próximas, ombro-a-ombro, num círculo. Escolhem uma criançapara ir ao centro. Esta criança deve fechar os olhos (também pode ser utilizada uma venda), ficar com o corpo totalmente rígido, como se estivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pés pra frente, tronco recto. Todo o corpo deve fazer uma linha recta com a cabeça.
Ao sinal combinado, a criança do centro deve soltar o seu corpo completamente, de maneira a que confie nos outros participantes. Estes, porém, devem com as palmas das mãos empurrar o "joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar recto e tenso, a criança perderá o equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos devem participar no centro.

Jogo do Nome

Este jogo propõe um "quebra gelo" entre as crianças. Pode ser proposto no primeiro dia em que o grupo se encontra. É óptimo para decorar os nomes de cada um.
Em círculo, sentados ou de pé, as crianças vão uma a uma ao centro da roda (pode também ser no próprio lugar) e dizem o seu nome completo juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação:Este jogo pode ser feito apenas com o primeiro nome e o gesto da criança, sendo que todas o devem repetir em somatória, ou seja, a primeira diz o seu nome com o seu gesto e a segunda diz o nome da anterior e o gesto dela e o seu nome e o seu gesto... e assim sucessivamente. Geralmente é feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo, por exemplo, após a quarta criança, deve começar um outro ciclo de 1-4 crianças.

Nenhum comentário: