A todos aqueles que me pedem informações através dos comentários, peço por favor que deixem o contacto de email para que possa responder às dúvidas colocadas ou enviem um email para


milkaleite@hotmail.com




Obrigada e voltem sempre! :)


Encontre o que precisa neste blog

terça-feira, 21 de julho de 2009

Importância das Áreas/Cantinhos da sala de actividades

Muitas vezes perguntamos: mas porque existem áreas ou cantinhos organizados na nossa sala de actividades? E porque é que são sempre os mesmos?
Pois é, não é só uma questão de organização da sala. Tudo tem um objectivo pedagógico e a organização da sala também tem. No entanto, não devemos cingir-nos apenas à tradicional casinha, garagem, espaço da manta etc. Devemos sempre alargar para outro tipo de áreas de acordo com os interesses que as crianças manifestam nas suas brincadeiras (daí a importância também da observação que nos permite alargar o nosso conhecimento sobre o grupo). Se um grupo de crianças mostra particular interesse em brincar aos cabeleireiros ou aos médicos, devemos desenvolver e aprofundar o seu interesse e o seu jogo criando uma área na sala relacionada com o tema e colocando materiais à sua disposição. No caso do cabeleireiro, colocar tesouras, um busto, escovas, etc. É de grande importância que os materiais à disposição sejam o mais próximo do real para que os meninos tenham experiências mais plenas e mais ricas.
Vejamos a importância de cada uma das áreas/cantinhos da sala de actividades para as crianças.

Objectivos Das Areas.cantinhos