A todos aqueles que me pedem informações através dos comentários, peço por favor que deixem o contacto de email para que possa responder às dúvidas colocadas ou enviem um email para


milkaleite@hotmail.com




Obrigada e voltem sempre! :)


Encontre o que precisa neste blog

Siga-me através do seu email

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Receitas para a Creche e o Jardim de Infância

Andava eu nas minhas pesquisas quando encontrei o ficheiro seguinte. É uma delícia! Ainda não experimentei nenhuma das receitas mas experimentem com os vossos meninos! Depois dêem a vossa opinião! Eu adorava experimentá-las com meninos e meninas mas infelizmente não tenho colocação. Deliciem-se!

Receitas Para o Jardim i.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Pedagogia de projecto

O que é e para que serve?


Todos nós trabalhamos com projectos em todos os momentos da nossa vida.

Na escola ou no jardim de infância, o projecto é uma forma de ajudar a criança a aprender de maneira prática, tornando a aprendizagem atraente e eficaz.
A realização de um projecto exige processos mentais, tarefas físicas e propostas de problemas e respostas a várias questões.
O projecto parte de uma situação-problema, um desafio para o encontro da solução.
Através do projecto, a criança é incentivada a:

  1. desenvolver actividades com objectivos concretos;
  2. realizar tarefas produtivas;
  3. desenvolver a compreensão por meio da experiência;
  4. desenvolver a iniciativa e a responsabilidade;
  5. estimular a perseverança na realização de tarefas;
  6. valorizar o trabalho cooperativo;
  7. desenvolver o pensamento reflexivo;
  8. ampliar campos de interesses.

Fases de um projecto

  1. Intenção e Incentivo: Inicia-se um projecto quando se percebe um grande interesse por parte das crianças por um determinado assunto ou situação concreta. O educador/professor deve aproveitar esse interesse para desenvolver o assunto e propor questões (desafios) para a resolução do problema ou situação.
  2. Preparação do plano de trabalho: Realizam-se pesquisas, procurando os instrumentos necessários, planeando as actividades para a solução dos problemas. Esse roteiro funcionará como referência para a realização do trabalho.
  3. Execução: É a fase da acção e a mais estimulante para as crianças. Nesta fase podem surgir dificuldades, erros e imprevistos e as crianças serão orientadas a resolvê-los e a continuar o trabalho. O educador/professor deve estar atento e estimular as crianças, valorizando o seu desenvolvimento e acompanhando as suas dificuldades. O trabalho deve ser sempre feito pelas crianças.
  4. Avaliação: Serão avaliados, pelas crianças, o objectivo, o planeamento, as actividades e o resultado final. Com a ajuda e orientação do educador/professor, as crianças farão uma análise do seu trabalho, apresentando críticas e comentários apropriados sobre o projecto.
  5. Culminância: É o atingir do objectivo básico do projecto através de uma apresentação, exposição, exibição do resultado obtido.

O educador/professor deve facilitar a integração dos conteúdos dos diversos materiais e oferecer oportunidades para o exercício da liberdade e uso de direitos. A criança aprende fazendo e a aprendizagem é mais consistente e duradoura.
A função do educador/professor é a de orientador, sensibilizador, conselheiro, desafiador, em que exerce e controla as actividades, avaliando as crianças e o seu próprio desempenho.
Uma discussão na sala pode ser uma forma de avaliar um projecto, dando oportunidades para reflectir sobre a contribuição e a validade do projecto.
A avaliação deve ser constante, através de observações, actividades, participação e colaboração.


In Colecção Dia-a-Dia do Professor Volume 3 1º Período



quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Mais um prémio Dardos


Mais um Prémio Dardos oferecido pela Mariana e pela Zandrinha.
Não vou atribuir este prémio a ninguém pois já o atribuí há uns meses.
Mas agradeço imenso à Mariana e à Zandrinha por me terem atribuído este prémio.
Obrigada!

Aninhas, não consigo aceder ao teu blog pelo que não consegui ver o prémio que tens para mim.

Beijinho

Cláudia

Mais um miminho!



Este prémio foi oferecido pelas Pequenas Flores Azuis, pela Mariana e pela Aninhas . Tem o objectivo de "homenagear os blogs que contribuem para a educação".

Obrigada aos meninos da , à Mariana e à Aninhas por me terem nomeado para este prémio.

Algumas regras que quem o recebe tem que cumprir são as seguintes:

"♥ Ao receber esse troféu, deve-se oferecer a 10 blogues que tenham compromisso e afecto com a educação;

♥ Deve-se exibir a imagem do selo no blog (está na barra lateral, em "Miminhos");

♥ Deve-se colocar um link para o blog de onde se recebeu a nomeação;

♥ Deixar um comentário nos blogs seleccionados, permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou.

♥ O blog que receber 5 vezes o troféu Pedagogia do Afecto irá à página http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ deixando um comentário com o e-mail para receber mais uma homenagem."



sábado, 10 de janeiro de 2009

Canção dos números

Esta música... lembro-me tão bem de a cantar na minha infância... Era uma alegria!



Bati à porta do número um

estava uma velha a dançar com um atum
que giro que é - 4X

Bati à porta do número dois
estava uma velha a dançar com dois bois
que giro que é - 4X

Bati à porta do número três
estava uma velha a dançar com um chinês
que giro que é - 4X

Bati à porta do número quatro
estava uma velha a dançar com um sapato
que giro que é - 4X

Bati à porta do número cinco
estava uma velha a dançar com um brinco
que giro que é - 4X

Bati à porta do número seis
estava uma velha a dançar com pincéis
que giro que é - 4X

Bati à porta do número sete
estava uma velha a dançar com chiclete
que giro que é - 4X

Bati à porta do número oito
estava uma velha a dançar com um biscoito
que giro que é - 4X

Bati à porta do número nove
estava uma velha a dançar com um bigode
que giro que é - 4X

Bati à porta do número dez
estava uma velha a dançar com os pés
que giro que é - 4X


Os brinquedos para o bebé

Os brinquedos para o bebé 1

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A História da Carochinha de Luísa Ducla Soares

Colegas

Sei já que deixei uma história da Carochinha no meu blog.
Mas hoje deixo um link que encontrei com a história na versão de Luísa Ducla Soares e que contém imagens a acompanhar. É espectacular.
Deliciem-se!